sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Discurso no Curso de Expressão Verbal Reinaldo Polito

O Discurso que vocês lerão abaixo foi escrito há quase 10 anos e lido em minha formatura no Curso de Expressão Verbal Reinaldo Polito. Na época, nossa turma era composta por mais de 100 alunos, o que deu-me imenso prazer somado de grande responsabilidade quando escolhido por Polito para abrir às apresentações e iniciar discursando usando todas as técnicas por ele lecionada. Após esse, iniciei-me também como Professor nos cursos de Oratória e Retórica tornando-me amigo pessoal de Reinaldo Polito que hoje faz parte, como dizia o Sociólogo Gilberto Freire, de minha mais importante coleção. A coleção de amigos que sinceramente eu espero que você possa vir fazer parte.

Espero que esse o inspire e possa ajudá-lo de alguma maneira.

Sucesso,
Anderson Araújo

Discurso

Olá!
Muito bom dia a todos.
A mágica magia branca congratula com benevolência aqueles que com essa mágica o faz. A mágica quando boa, pode ser branca, clara, branda e paz. Mas, se seguida pelo caminho escuro e sem energia alguma, transmite somente a solidão para aqueles que a ela o faz.
A mágica mais andarilha é aquela que se faz em palavras.
As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição. Já, os Poetas e bons Oradores, classificam-nas com a alma. Porque gostam de brincar com elas. Para isso, primeiramente, obtém intimidade com as mesmas. Assim, conhecendo a fundo uma junção de letras, por si só as definem como explicação, ofensa ou elogios.
A palavra propriamente dita e expressamente correta é oratória. Oratória nada mais é que a palavra bem dita. A retórica é a junção de regras e fatos que vão da introdução à conclusão com eficácia. Fazendo de uma apresentação, um Show virtuoso que se recompensa em sucesso através do aplauso da platéia.
Sinto-me banhado de prazer ao estar aqui hoje... , não só como aluno, mas como Orador incumbido por outros tantos Oradores que desfrutam de qualidades que ainda não possuo.Mas como escolhido, tomado pela emoção, sabendo que daqui sairão tantos homens e mulheres falando com total eloqüência, técnica e energia. Sinto-me no direito de falar, que este não foi somente um curso de expressão verbal. O qual, de uma maneira incomparável e digna, nos recebeu, nos tratou e nos preparou. Mas também fez-nos acreditar que fazemos parte de uma nação, a qual merece e tenho certeza, que ainda terá a oportunidade de ser chamada de país de primeiro mundo.

Anderson Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário