sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Discurso no Curso de Expressão Verbal Reinaldo Polito

O Discurso que vocês lerão abaixo foi escrito há quase 10 anos e lido em minha formatura no Curso de Expressão Verbal Reinaldo Polito. Na época, nossa turma era composta por mais de 100 alunos, o que deu-me imenso prazer somado de grande responsabilidade quando escolhido por Polito para abrir às apresentações e iniciar discursando usando todas as técnicas por ele lecionada. Após esse, iniciei-me também como Professor nos cursos de Oratória e Retórica tornando-me amigo pessoal de Reinaldo Polito que hoje faz parte, como dizia o Sociólogo Gilberto Freire, de minha mais importante coleção. A coleção de amigos que sinceramente eu espero que você possa vir fazer parte.

Espero que esse o inspire e possa ajudá-lo de alguma maneira.

Sucesso,
Anderson Araújo

Discurso

Olá!
Muito bom dia a todos.
A mágica magia branca congratula com benevolência aqueles que com essa mágica o faz. A mágica quando boa, pode ser branca, clara, branda e paz. Mas, se seguida pelo caminho escuro e sem energia alguma, transmite somente a solidão para aqueles que a ela o faz.
A mágica mais andarilha é aquela que se faz em palavras.
As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição. Já, os Poetas e bons Oradores, classificam-nas com a alma. Porque gostam de brincar com elas. Para isso, primeiramente, obtém intimidade com as mesmas. Assim, conhecendo a fundo uma junção de letras, por si só as definem como explicação, ofensa ou elogios.
A palavra propriamente dita e expressamente correta é oratória. Oratória nada mais é que a palavra bem dita. A retórica é a junção de regras e fatos que vão da introdução à conclusão com eficácia. Fazendo de uma apresentação, um Show virtuoso que se recompensa em sucesso através do aplauso da platéia.
Sinto-me banhado de prazer ao estar aqui hoje... , não só como aluno, mas como Orador incumbido por outros tantos Oradores que desfrutam de qualidades que ainda não possuo.Mas como escolhido, tomado pela emoção, sabendo que daqui sairão tantos homens e mulheres falando com total eloqüência, técnica e energia. Sinto-me no direito de falar, que este não foi somente um curso de expressão verbal. O qual, de uma maneira incomparável e digna, nos recebeu, nos tratou e nos preparou. Mas também fez-nos acreditar que fazemos parte de uma nação, a qual merece e tenho certeza, que ainda terá a oportunidade de ser chamada de país de primeiro mundo.

Anderson Araújo


A CORUJA

A Coruja
Conhecimento e Visão Além do Alcance
Desde os primórdios a humanidade sentiu medo da escravidão, da noite, do que não podia ser visto. Por sua vez, a magnífica Coruja foi sempre considerada um símbolo da magia, do poder de visão - físico e também espiritual. Várias ordens religiosas e esotéricas lhe atribuem a capacidade de enxergar o que está oculto. Em Roma, acreditava-se que colocar uma pena de Coruja sobre uma pessoa dormindo permitiria que se descobrissem seus mais profundos e sagrados segredos. Já no País de Gales ela era o símbolo da fertilidade. Se fosse ouvida erguer seu canto perto de uma mulher grávida, era sinal de um parto fácil e feliz.
Engano é pensar que a Coruja não enxerga durante o dia. Pelo contrário, ela pode ver muito bem. Assim, são os seres humanos, quando atentos aos mínimos detalhes. Ou seja, não basta estarmos cautelosos somente com aquilo que está à nossa frente. Como dizia o Guru da Administração Moderna Peter Drucker “A coisa mais importante na comunicação é você ouvir o que ainda não está sendo dito”. Sim queridos amigos. As imagens falam. Por isso, a importância da sensibilidade para poder ouvi-las. Vejamos a Coruja: Ela pode ver o que não vemos e isso é a essência da verdadeira sabedoria. Quando temos a clareza de enxergar nos dois planos, enquanto as pessoas ao nosso redor estão desesperançadas, nós estamos em estado de entusiasmo. Assim, podendo ajudá-las a enxergar o que elas não conseguem ver. Se estivermos conectados com a energia da Coruja, nenhuma situação poderá nos enganar. Não ficaremos cegos aos acontecimentos. Teremos a Visão Além do Alcance. E, nesse quesito, coloco-me à disposição de todos vocês, para apenas instigar aquilo que vocês já tem por natureza. A sensibilidade de ver aquilo que a grande maioria não vê.

Dicas... Sim, tenho algumas:

- Tranqüilize-se em observar, perceber, para não agir às escuras. A Coruja também ouve muito bem. Assim, se você está ligado à Coruja, pode ouvir o que não está sendo dito e ver o que está escondido ou nas sombras.
- Observe se está sendo chamado a perceber alguma coisa em determinada situação.
- Deixe que a sua intuição lhe diga o que realmente está havendo no fundo de tudo.
- Analise se está escondendo de você mesmo algo que o perturbe.
- Descubra onde está o "nó" em suas inquietações.
- Fique amigo de sua sombra interna. Traga para a luz de seu entendimento algo que ficou muito tempo sem ser contemplado.
- Procure ver nas entrelinhas do que é apresentado a você.
- Deixe que a sua sabedoria intua onde deve intervir, onde há impedimentos que interferem na boa realização do trabalho em grupo. Entenda que sua sensibilidade pode estar embotada pela correria do cotidiano. Conecte-se novamente com ela e sinta-a mais profundamente. O seu ambiente de trabalho. Como as pessoas estão se comportando internamente. Naquilo que não está sendo mostrado pode estar a resposta que você procurava para harmonizar tudo.
Você, homem ou mulher, Pai, Mãe, um Ser que já passou da idade da dúvida. Está na idade do conhecimento e nada melhor para expressar isto do que começar a conviver na mesma dimensão que a Coruja. Um símbolo. Uma experiência com o grande dom da tolerância e uma visão que poucos alcançam.

Com imenso prazer, transmito-lhe essa energia!
Com carinho e entusiasmo,
Anderson Araújo

IDÉIAS & PROJETOS

Troféu entregue ao Professor Anderson Araújo na Feira do Estudante Expo CIEE 2009
Entrem em contato e saiba sobre os Projetos e Idéias que estamos assessorando

São Paulo

CLUBE DE TREINAMENTO
“Uns colecionam medalhas de ouro; outros imagens de santos; uns, prata; outros, marfins. Eu coleciono amigos”.Gilberto Freyre (1900 – 1997), Sociólogo.
Formulação da Idéia –

Quando realmente separamos homens de meninos? Ou, o joio do trigo? Para ser mais exato, uma boa idéia de um conceito medíocre?
Resp: Quando essa idéia resulta num benefício mais pluralizado possível.
Quando estudamos o sufismo aprendemos que não existe felicidade no singular. Ou seja, a tal felicidade, que tanto almejamos e buscamos de várias maneiras, somente é válida, bem vinda e “permanente” quando procuramos fazer as outras pessoas felizes. E, como não há felicidade sem conhecimento, discernimento e direção é que apresento aos senhores a idéia Clube de Treinamento.

Contato: Professor Anderson Araújo -
Escritório: 55 11 2804-1616
NexTels: 55 11 7866-8198 ou 7739-6773

A GRANDE LIÇÃO

A GRANDE LIÇÃO
Metáfora
Por Anderson Araújo
Hoje estou sem sono, não muito diferente que nos outros dias. Estou na casa de minha mãe, aonde adoro ficar, principalmente à noite, onde sua varanda revela coisas maravilhosas. Daqui, talvez por ser bem afastado do Centro, tudo fica mais bonito e o céu bem mais belo e infinito. Desde criança, sempre gostei de ficar olhando para o céu apreciando as estrelas, e, graças a isso, já vi várias estrelas cadentes. Instintivamente, acredito que há uma grande empatia entre eu e a imensidão onde moram as estrelas. Fico olhando por horas, não me canso, e às vezes acredito, que reciprocamente elas também estão olhando para mim, parecendo até dar umas piscadelas, através de seus fortes brilhos intercessores do paradisíaco mundo em que vivem. Nesta noite, sua amiga de luz, a Lua, está iluminando mais que nas outras noites, o que inconscientemente faz com que eu note o incansável trabalho das formigas. Como são persistentes, e assim como eu escolheram a noite como companhia. Só que no caso delas, para ninguém as incomodar, e, sem serem notadas, constroem labirintos infinitos aos nossos pés. Elas chegam a percorrer quilômetros, carregando pequeninos arbustos e folhas, que para elas equivalem a uma tonelada. Mas elas podem. Chegam a carregar até cinqüenta vezes seu peso. Tão fortes e persistentes em seus anseios. Chego a invejá-las em alguns momentos...
Acontece algo engraçado, mas, ao mesmo tempo, inacreditável, quando de repente uma delas, sem perceber, desvia-se de seu caminho e quase chegando ao desespero por se desvencilhar das companheiras, aparece uma outra, que num ato aparentemente heróico, mexendo suas pequeninas anteninhas, aproxima-se de sua irmã até então solitária, acalmando-a e conduzindo-a novamente ao caminho de seus ideais. Exatamente nesta hora, vejo como o homem é insignificante e mesquinho. Quantas vezes nos perdemos ao tentar um novo caminho e ao errarmos, tentamos voltar ao ponto de partida. Mas nossos companheiros, infelizmente não agem como as formigas, preferem nos dizer: Viu só? Eu bem que te avisei, agora vê se sossega aqui e para de correr atrás deste sonho, isto não é pra você.Como é triste saber que existem pessoas que nunca correram atrás de seus sonhos, e, por isso, insistem em viver a cotidiana mesmice, acreditando que as insignificantes formigas não passam de pequenas ladras que para saírem do usual das folhas e arbustos, atribuem a seu farto cardápio minúsculos torrões de açúcar ou algo adocicado que roubam durante a noite. É muito triste também saber que estas mesmas pessoas, jamais poderão passar pela experiência a qual passei, onde o Ser “Homem”, aclamado como o mais racional de todos os seres vivos, acabara de ter uma das maiores lições da vida com um dos menores seres da Terra.
Anderson Araújo
Consultor de Empresas, Escritor e Palestrante

A SANTA

Poema
A Santa
Local: A Santa (Divisa de São Paulo e Minas Gerais)
26 de Agosto de 2001. 14h 34’
Por Anderson Araújo
Depois de algumas curvas e algum tempo atrás do volante a gente chega lá. O motor do carro parece ficar pesado, mas, vagarosamente, metro a metro, quilômetro a quilômetro, consigo chegar em meu destino. Sinto um clima diferente, o vento que aqui reina tem o incrível poder de transformá-nos em discípulos. Até para os que em nada crêem. Esse mesmo vento, ao adentrar pelos espaços que sobram entre as vestes, causam-nos calafrios sem igual. Mas esses não nos remetem ao medo, mas sim, à observação da razão. Uma espécie de auto-analise para o conhecimento de nosso mais profundo Ser.
Confundo-me ao observar as plantas, chamando as malvas de folhas de abóbora e os lírios de erva calmante. O sanfoneiro que toca sem parar enquanto viaja pelas estradas de Ouro Fino, espera ganhar algumas míseras moedas que infelizmente poucos arriscam jogar numa simples bolsa arranjada com grossa costurada em panos de chão.
O sentimento de que algo especial está acontecendo vai dominado a todos. Vamos sendo impingidos por uma fé dominadora. Uns poucos agradecem. Outros tantos continuam a pedir. Enquanto outros e outros que vão chegando, tentam se aproximar mais um pouco da imagem que ali reina de maneira absoluta, ao conceder ou não há mais um pedido dos muitos que de joelhos imploram. Homens vestidos de couro, com máquinas possantes e barulhentas que chamam a atenção de todos parecem nada ter a pedir nem muito menos a agradecer. Ignorando a imagem dos milagres, apenas observam por pouco a paisagem que não deixa de ser milagrosa, porém, rapidamente voltam a sua atenção para as suas maquinas onde o que realmente parece importar é aonde o outro quer chegar com tamanha ignorância motora. Esses mesmos homens passam a registrar tudo em fotografias e imagens, parecendo ter chegado ali somente para dispersar a pouca fé de alguns de nós, que de tão insignificantes, nem em sonhos poderíamos mover uma daquelas montanhas.
Nesse mesmo momento, começo a observar as humildes senhoras em sua labuta de fé, onde tentam desesperadamente garantir o básico alimento da semana, e, tudo através de migalhas cobradas em seus caseiros e apetitosos doces.
O que intriga-me em questionamentos é se algum deles conseguem enxergar o mesmo que eu. Ver através das montanhas que por motivos óbvios chamam-se uma de O Gigante Adormecido e a outra que impera um pouco mais à frente de O Seio da Virgem. Por que nenhum deles conseguem parar por um momento se quer em silêncio para observar essas montanhas que esculpidas foram em certo momento da criação e o porque foram assim desenhadas. Será uma mensagem clara DELE dizendo... Majestoso sou eu que aqui estou!
Por que tão poucos que aqui visitam, não abdicam dos hábitos mundanos para terem a capacidade de poderem enxergar que existe algo maior por atrás dos gigantescos montes de terra, por quê?
O tempo parece mudar, a meteorologia acusa chuva enquanto Deus afirma lágrimas.
Mas e eu? Por que não consigo parar de olhar além do que as pessoas conseguem ver, por quê? Mas em minha insistência, vejo um forte brilho entre as montanhas, mas não consigo ser sensato de enxergar que é uma mina ou uma pequena cachoeira. Prefiro ver de modo diferente.. e vejo como as lágrimas de Deus.
Por que os homens não conseguem entender que Ele está aqui?
Por que não conseguem entender que o vento que nos faz tremer é seu sopro pedindo atenção, e, a chuva que nos faz rapidamente se esconder, são suas lágrimas de lamentação.
A parecida visão de óptica que até então não conseguia entender, faz com que eu veja que aquela mesma cachoeira da montanha era realmente as lágrimas de Deus e que a montanha é sua face amargurada por tanto desleixo. Chego a mais pura conclusão, que tudo isto que os leigos chamam de Mãe Natureza, sábios discernem como Deus, a mais pura e infinita beleza.Sinto-me pronto, preparado para iniciar mais uma semana, condecorado mais uma vez como o mais puro Ser e completamente absoluto de certeza que nada e ninguém pode impedir um homem que a Deus encontrou e no pódio consagra-se absoluto e infinito vencedor, por saber que agora neste momento encontra-se entre nós alguém chamado Jesus Cristo, o único e incomparável nosso Senhor.

Você realmente quer Vencer e ser um Campeão ainda nessa Vida? Então é hora de tirar um pouco de peso das suas costas!

Não adianta inventar nem buscar outras saídas. Para ser feliz só existem dois caminhos: O primeiro é preocupar-se primeiramente com você e suas necessidades. O segundo é não fazer coisas que possam contrariar seus desejos e que não te tragam nenhuma satisfação. Percebeu que ambos os caminhos passam pela necessidade de buscar primeiro a sua felicidade, para depois, se possível, tentar auxiliar o próximo através da caridade, compreensão, amizade e amor. Pessoalmente, conheço um monte de gente que empresta os ombros para muita gente chorar. Tem sempre um conselho na ponta da língua. Ajuda em reconciliações de casais, serve sopa aos mendigos e muitas vezes, deixa de arrumar a própria casa, para atender a vizinha doente e vive infeliz. Com a vida em ruínas. E, na solidão da noite, descobre-se sozinho e abandonado.
Está tudo errado! A verdadeira caridade começa na nossa casa. Se você largar a sua família para ajudar a família do vizinho, vai perder a sua, criar uma briga familiar e perder tempo porque ainda é capaz da família que você foi ajudar reclamar da sua intromissão.
Quantas pessoas estão nos hospitais com doenças sem diagnóstico, depressão, fobias, e outras doenças emocionais, de tanto se preocupar com essa ou aquela pessoa. Pessoas que são infelizes e para tudo têm uma desculpa. Não são felizes porque o pai é alcoólatra, o marido é jogador compulsivo, o namorado é galinha, a namorada é fria, a mãe é mal humorada, a sogra é uma cobra, a faculdade é cara, o chefe é chato, e sabe lá mais quantas desculpas para justificar sua incompetência em administrar sua própria vida. Pessoas que não conseguem compreender, porque mesmo ajudando tanta gente, não vive uma vida plena e saudável.
Pare e pense... Caso você opte em ficar somente com os seus problemas no dia de hoje, quanto peso vai sair de suas costas? Acredito querido, que só os seus problemas já devem pesar um bocado, mas você quer ser o super herói, a heroína dos gibis, e além de tudo o que você já tem que agüentar resolve levar os problemas dos outros para a sua história, aumentando o peso e a carga que tem nas costas e com certeza, sem resolver satisfatoriamente nenhum dos problemas. Lembre-se do recado de Deus para todos nós: “Ama o teu próximo como a ti mesmo!”. Entendeu a mensagem? Amar ao próximo como a ti mesmo é primeiramente amar você. Se você anda mal amado, o seu amor para com o próximo será sempre aquele amor de cobranças e troca. Continuará sempre fazendo o bem para receber o bem e não porque o bem é o certo de se fazer.
Procure fazer a sua lista de necessidades para hoje e seus planos para amanhã. Olhe para o seu rosto, coloque um sorriso e determine a mudança para melhor. Já é difícil caminhar e vencer nos dias de hoje com os nossos problemas, imagine só, se continuarmos a carregar os problemas dos outros... Saiba que quando você alcançar a felicidade e a plenitude, estará ajudando muitas pessoas somente através de seu exemplo de vida. Sem contar dos inúmeros recursos que você terá além da energia que estará ao seu redor. O melhor é ser feliz interiormente. Egoísmo é tentar ajudar aos outros quando a sua própria vida está destruída. Caridade é amar-se e ser bem amado. Só assim, poderemos amar ao próximo com verdade e realmente cumprir com o mandamento maior. Declare-se apaixonado por você. Ame-se, respeite-se, goste-se, admire-se, acredite em seu potencial e saiba que eu acredito em você.
Conte comigo e com meu carinho por ti,

Anderson Araújo